Pós Castração

Todos os animais submetidos á cirurgia de castração receberam após a cirurgia: antibiótico e antiinflamatório injetáveis. NÃO DE QUALQUER OUTRA MEDICAÇÃO, EXCETO SE PRESCRITO  PELO MÉDICO VETERINÁRIO RESPONSÁVEL PELA CIRURGIA.

No local da cirurgia passe apenas tintura de iodo, povidine, rifocina ou methiolate duas vezes ao dia por sete dias.

Não permita que o animal arranque os pontos da cirurgia. Ao perceber que seu animal está tentando retirar o curativo e arrancar os pontos, deve ser providenciado imediatamente um colar elisabetano (parece um abajur e pode ser adquirido em clinicas veterinárias e pet shops) adequado ao seu tamanho. O colar deve ser mantido até a completa cicatrização da ferida cirúrgica.

Sonolência, apatia, andar curvado e vômitos são normais nos dois dias após a cirurgia. Não deixe as crianças carregar ou brincar com os animais,

A cirurgia nas fêmeas é mais delicada que nos machos. Nelas é feito um curativo sobre a ferida cirúrgica e colocada no corpo uma malha (roupinha) para proteção. Procure manter a roupa nelas, até completar o periodo de cicatrização (7 a 10 dias). Só refaça o curativo se prescrito pelo médico veterinário. Forneça água e alimento em pequenas quantidades e de forma gradual vá aumentando. Não force a alimentação nos animais. Devido a anestesia, eles podem não ter o apetite normal e vomitarem nos dois primeiros dias após a castração.

Mantenha o animal aquecido ao levá-lo para casa, até que ele retorne ao normal. Se necessário aqueça bolsas de água (ou utilize garrafas pet) e deixe ao redor do animal.

Cuidado com escadas, soleiras, varandas ou piscinas, evitem que eles fiquem pulando, pois podem sofrer quedas, romper os pontos e vir a óbito. Os animais necessitam de repouso absoluto.

Se possível deixe seu animal dormir dentro de casa na primeira semana após a cirurgia.

As orientações contidas neste documento devem ser seguidas para evitar complicações pós-cirúrgicas e preservar o bem-estar animal. Problemas acasionados pela não observação destas orientações são de inteira responsabilidade do responsável

Para que seu animal permaneça sempre saudável, leve-o ao médico veterinário de sua confiança, quando necessário. Somente ele pode medicar, aplicar vacinas, prescrever medicamentos e garantir a saúde de seu animal. Mantenha a vacinação sempre em dia, tanto a da raiva, quanto ás múltiplas (como V8 nos cães e tríplice nos gatos). As vacinas são a única forma de proteção contra doenças.